Resenha: Relato de um Anjo, Fábio Magalhães

286b5e7d-e790-47c7-8863-71e5dbe3521f

O livro Relato de um Anjo escrito pelo iniciante Fábio Magalhães, conta a história de amor do casal de jovens Felipe e Amanda, que permanecem juntos mesmo com os inesperados acontecimentos da vida.

O enredo é narrado por Felipe, jovem humilde e trabalhador que se envolve com a revoltada Amanda, filha do médico da pequena cidade em que vivem. Em um primeiro momento, os jovens acreditam não ter nada em comum, mas à medida que se conhecem melhor, descobrem que ambos possuem o mesmo amor pela escrita.

A troca de sentimentos e vivências entre Felipe e Amanda, começa a acontecer basicamente, através das poesias que compartilham. Tímidos, exprimem nos textos seus desejos, traumas e anseios mais íntimos, permitindo que o outro tome conhecimento de tais emoções, o que acaba por construir e fortalecer um mútuo vínculo de confiança e amor.

A evolução do relacionamento resulta no amadurecimento de ambos: Amanda passa a compreender suas emoções, encontrando o equilíbrio; já Felipe adquire uma força e determinação antes desconhecidas, impulsionado pelo desejo de construir um agradável futuro ao lado de sua companheira.

Passados três anos da data em que se conheceram, um acontecimento os separa de forma definitiva: Felipe sofre um acidente e morre precocemente. Diante deste fato, são dadas para ele duas opções: evoluir ou continuar ao lado de Amanda, mesmo que a jovem não tenha consciência de sua presença. Felipe, sem hesitar, escolhe permanecer ao lado da amada, zelando por ela.

A decisão torna-se uma tortura quando, passadas algumas dificuldades que enfrenta, Amanda apaixona-se novamente. Mesmo morto, Felipe ainda sente emoções como ciúmes, tristeza, ansiedade e dor. Durante sua jornada, o personagem acompanha de perto a evolução da vida de sua amada; seus acontecimentos, atos e consequências, sofrendo e alegrando-se com elas.

Ao passar dos anos, o amor e os princípios do rapaz são postos à prova em diversos momentos, e em todos eles, Felipe sempre abre mão de seu egoísmo, decidindo pelo bem de Amanda e dos que por ela são amados – mesmo que estas decisões lhe causem enorme tristeza e pesar.

Durante uma bonita passagem do livro, Felipe entende que Amanda sentiu sua presença e cuidado não apenas com ela, mas também com seus familiares, durante todo o tempo que se seguiu após sua morte. Então, finalmente, é possível para os jovens dar o adeus que lhes foi tirado anos antes, e Felipe ganha paz para seguir adiante.

Concluindo, Relato de um Anjo trata-se de um livro puro, com belas lições, histórias e poesias. O escritor entrega uma admirável e reflexiva mensagem, que é compreendida pelo personagem ao final de sua trajetória: “não há amor sem sofrimento”.

13278131_1138223646244675_2000330609_n

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *