Sobre a autora: Janne Teller

Janne_Teller_8966

O estilo literário da dinamarquesa Janne Teller consiste principalmente em romances e ensaios, mas também contém histórias curtas – e obras para jovens adultos. Sempre concentradas nas perspectivas existenciais maiores da vida e da civilização humana, muitas vezes suas histórias despertam debates controversos e aquecidos. A escritora já recebeu muitos prêmios literários, e seu trabalho já foi traduzido para mais de 25 idiomas.

Pensando em revolucionar os chamados Young Adults, publicou em 2000 na Dinamarca o romance existencial Nada (em dinamarquês Intet). A obra foi aclamada pela crítica e causou uma polêmica generalizada na Escandinávia, sendo inicialmente proibida. Mas desde sua publicação internacional, viu crescer seu sucesso tornando-se um best-seller internacional e, hoje, é considerada uma obra neoclássica por numerosos críticos em todo o mundo. O romance recebeu diversos prêmios, entre eles Michael L. Printz Honor Book para a edição inglesa em 2011 e o Danish Ministry of Culture’s children book da Dinamarca.

Formada em Macroeconomia, Janne Teller trabalhou para as Nações Unidas e na União Europeia na resolução de conflitos e questões humanitárias ao redor do mundo, particularmente na África. Passou a dedicar-se completamente à escrita de ficção a partir de 1995. Durante vários anos, foi membro do Conselho de Associação de Escritores de Ficção Dinamarqueses, e também do Conselho Editorial da versão dinamarquesa da revista intelectual, Lettre International.

A escritora viveu em inúmeros lugares: Bruxelas, Paris, Milão, Dar es Salaam e Maputo. Atualmente, aos 52 anos, ela reside em Nova Iorque, nos EUA.

Fonte: Wikipédia (tradução livre e pessoal)

https://en.wikipedia.org/wiki/Janne_Teller

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *