Resenha do Livro: Matéria Escura, Blake Crouch

foto5

Comecei a ler ” Matéria Escura” (Blake Crouch, Ed. Intrínseca) extremamente empolgada; havia ficado sabendo do livro através da Carla Paredes do Blog Futilidades e fiquei muito curiosa.
Ao longo dos primeiros capítulos a trama me deixou intrigada e toda a parte didática envolvendo física quântica, os mundos sobrepostos, e a teoria do Gato de Schrodinger despertaram minha atenção a ponto de me fazer pesquisar mais sobre o assunto – que de fato é interessantíssimo!
Inicialmente, o protagonista Jason Dessen também cativa; seu sentimento inicial de insatisfação com a própria vida seguido por seu desespero para retoma-la causa empatia no leitor. Como já dizia o pensador “cuidado com o que você deseja pois pode se tornar realidade”- e no caso de Dessen, vemos que esta realidade não é tão gratificante assim, levando o personagem a reavaliar seus desejos e questionamentos, tornando-se grato pela vida que construiu ate então.
E ok, ia tudo muito bem, até a entrada de Jason e Amanda na caixa; a partir daí o livro vira uma enrolação sem fim e em determinado momento da leitura confesso que meu único pensamento era “não é possível que este ainda não é o mundo certo”. Acredito que três cenários seriam mais que suficientes para passar a ideia ao leitor sem que a história ficasse tediosa ou algo semelhante demais ao filme “Efeito Borboleta” (sucesso antigo estrelado por Ashton Kutcher).
Mas, apesar disso, o livro termina de forma concisa e poética, o que equilibra toda a “ciência” presente no enredo. Não posso dizer que entrou para a lista dos melhores livros que já li, mas considero a leitura válida, visto que tem como base um tema bastante interessante. 🎞Aproveitando, aqui vai uma curiosidade: os direitos do livro foram vendidos para a Sony antes mesmo do seu lançamento. O mesmo será adaptado para o cinema com direção de Roland Emmerich (Independence Day) e produção de Matt Tolmach (O Espetacular Homem-Aranha). 📽🎥À conferir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *